LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 23 – Redução de gastos com telefonia

Você já escutou alguma coisa sobre voz sobre IP? Sabe o que é isso? Embora o termo seja “pomposo”, não se trata de nada indecifrável. É apenas o uso da internet para transportar sua voz, como os cabos telefônicos fazem há mais de um século. A diferença é a forma como isso é feita. Ao invés de ondas eletromagnéticas analógicas, são sinais digitais trafegando no mundo da internet.

Embora existam algumas desvantagens(*), existe uma vantagem importante a ser considerada: a redução dos gastos com telefonia. Mais do que um modismo, é uma realidade que pode ser incorporada imediatamente ao seu dia-a-dia.

Salvo situações especiais, que exigem uma estrutura mais sofisticada, um computador, acesso à internet, um microfone e um altofalante já são suficientes para usar o recurso. Até mesmo com conexão discada (se a velocidade obtida na conexão foi boa) é possível usar o programa.

O melhor programa para isso é o Skype. Veja como fazer: visite o site (www.skype.com), baixe o programa e instale em sua máquina. Depois de instalado você deve criar uma “conta”, onde é definido como você será conhecido na internet. Será o seu “número de telefone”(*). O mais comum é um nome (eu uso o hts.inf) ou uma abreviação.

Feito isso, é só você procurar as pessoas (amigo, cliente, fornecedor, parente…) e clicar no ícone do telefone verde. Para desligar, no ícone do telefone vermelho. Pronto, sem complicações, sem gasto extras, com boa qualidade (normalmente).

Você não estará gastando nada mais do que a conexão da internet (ótimo para quem tem banda-larga). E não importa se a pesssoa com quem você está falando está na mesma cidade ou em outro país.

Usando isso, você pode esquecer os horários diferenciados, promoções, planos especiais e todas as outras (confusas) opções para decidir qual operadora usar na hora de fazer um DDD ou DDI.

Boas conversas telefônicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *