LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 27 – Envio de arquivos grandes

É cada vez mais comum dúvidas deste tipo:
– Qual o tamanho da minha caixa postal?
– Como faço para aumentar minha caixa postal?
– Qual o limite de tamanho de um anexo de mensagem?

Todas elas são levantadas por uma necessidade que está se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, o compartilhamento de imagens digitais de alta resolução.

A cada dia, mais e mais pessoas desejam enviar fotos a amigos e parentes. E a tecnologia digital tornou isso muito fácil. Basta anexar o arquivo a uma mensagem e enviar para toda a lista. Há tempos muitos já fazem isso.

Mas, como a tecnologia é a solução e a vilã ao mesmo tempo, agora, com as máquinas de maior resolução (isto é, que geram arquivos maiores), isso passou também a ser uma limitação.

O protocolo de envio de mensagens tem limitações, o tamanho da caixa postal tem limitações, a conexão com a internet tem limitações. Tudo é limitado! Então, como continuar a fazer isso?

Vejo hoje 2 soluções, uma bem conhecida, outra é uma novidade:

1ª opção: sistema de fotolog
A idéia é colocar as fotos num sistema de fotolog e convidar os amigos para verem as fotos lá. Não se envia nenhum anexo por mensagem, apenas o convite para ver as fotos. Esta tem muitas vantagens: a) só quem realmente quiser ver, vai lá ver. b) não bloqueia a conexão enviando e nem recebendo arquivos enormes. c) quem visita pode deixar seu comentário para o dono da foto ou para todos os demais visitantes.
Existem vários sistemas deste tipo no mercado, mas vou sugerir a você conhecer o meu sistema (www.suafesta.etc.br). Existem recursos interessantes que permitem confidencialidade: foto fechada, comentário fechado, comentário aguardando liberação etc. Com isso, você não precisa ter sua foto aberto a todos os visitantes. Você passa a senha para quem desejar e só estes vêem as fotos.

2ª opção: sistema de remessa
A idéia deste sistema é fazer o transporte eficiente de arquivos grandes. Você carrega seus arquivos num servidor e ele se encarrega de avisar a outra pessoa que o arquivo está disponível. A pessoa que estiver interessada baixa o arquivo no melhor momento, sem atrapalhar seu recebimento de mensagens. Este sistema é novo e eu o conheci há pouco tempo. Trata-se do www.mandeibem.com.br. O uso é muito simples e o tamanho dos arquivos pode chegar a 1 Gb. Comparado com o tamanho máximo de anexos numa mensagem (10 Mb), este serviço vem mesmo a calhar!

E o melhor: as 2 soluções citadas são gratuitas.

Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade em usar estes serviços, faça contato comigo. Bons cliques e boa troca de arquivos.

 

Atualização:
O site Sua Festa e Mandei Bem foram desativados. Existe um novo muito interessante: Send Space.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *