LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 28 – Parágrafo ou troca de linha?

Quando eu estava nos primeiros anos de escola (faz tempo…), havia uma parte da aula que era dedicada ao ditado. Era uma atividade difícil, pois exigia muito de quem pouco sabia das coisas: precisava escutar, entender e colocar no papal as palavras e ir seguindo corretamente as regras de apresentação.

Uma das famosas ordens que a professora dizia era “ponto final, próxima linha, parágrafo”. E lá ia eu, visualmente procurando para a próxima linha, colocando 2 dedinhos junto à margem para medir o espaço de deslocamento do texto e iniciando uma nova palavra, que, implacavelmente, vinha em seguida pela boca da professora.

Algumas vezes a ordem era diferente: “próxima linha”. Isso indicava que a próxima palavra deveria começar bem à margem, mas na próxima linha. Normalmente isso era usado para fazer listas de coisas ou pequenas sentenças dentro de uma frase.

Na era digital, não sei se isso ainda é ensinado nas escolas, mas este útil conceito permanece nos programas de computador, para uso por quem quiser. Em quase todos os programas que tratam de textos (Word, por exemplo) isso é válido. O mais natural e corriqueiro é o comando “próxima linha, parágrafo”, que você dá sem perceber ao teclar o ENTER. O programa muda de linha e dá um espaço entre as linhas um pouco maior (depende do estilo utilizado) que a simples troca de linha.

Mas e se você quiser apenas trocar de linha, sem iniciar um novo parágrafo? Bom, aí é só segurar a tecla SHIFT e teclar o mesmo ENTER. Pronto. O programa entende isso. O espaço entre as linhas será o mesmo. Todas as linhas nesta forma pertencem ao mesmo parágrafo e qualquer formatação afetará a todo ele. Com este recurso, você consegue escrever coisas assim:
– linha 1 do mesmo parágrafo
– linha 2 do mesmo parágrafo

Sutil? Sim, mas tem um efeito estético importante em grande textos. Tente usar um e outro e veja as diferenças.

Este mesmo recurso é válido no editor de textos embutido no painel de controle do sistema PRATIC, onde você monta o seu site e precisa ter controle preciso na troca de linha ou novo parágrafo nos seus textos.

É isso. Se tiver dúvidas ou dificuldades, é só entrar em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *