LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 29 – Enciclopédia aberta

Não sei quanto a você, mas na minha vida sempre usei a famosa “ENCICLOPÉDIA BARSA”, aquela coleção de muitos livros de capa vermelha. Era um local a que sempre eu recorria quando surgia alguma dúvida ou curiosidade sobre um assunto. Se eu procurava um assunto e não encontrava, ficava realmente decepcionado. Sempre dei muito valor a estes livros e os tratava com carinho.

Entretanto, uma coisa me chateava: o “livro do ano”, que trazia as novidades e atualizações de assuntos a cada ano. Embora importantíssimo, o meio de atualizar os livros impressos era estranho. Por exemplo, se eu lia no livro 6, página 348, que tal coisa era assim, nunca iria no livro do ano 1990 para saber se aquilo ainda era válido ou se o assunto já tinha evoluido. Nunca me lembrava disso.

Muito tempo se passou até que uma alternativa para isso viesse resolver este meu incômodo. Contando com as facilidades do mundo “virtual”, hoje existe uma enciclopédia que está sempre atualizada. E o melhor, está aberta e em constante evolução. Chama-se “wikipedia“. Se você ainda não escutou falar dela, o endereço para visitá-la é http://pt.wikipedia.org (em português).

Infelizmente a língua portuguesa ainda não é uma das mais presentes, mas já são mais de 82.875 artigos (agora que estou escrevendo). Muitas outras línguas estão presentes e a maior, claro, é o inglês (http://en.wikipedia.org).

O mais interessante desta enciclopédia é que ela é aberta. Se você tem algo que você conhece bem e quer compartilhar, você pode escrever um artigo e colocar lá, bem como atualizar algum existente. Dessa forma todos se beneficiam com as informações ali presentes.

Assim, “livro do ano” nunca mais, pois a cada minuto aparecem novos artigos e correções. Claro que esta facilidade toda traz outros tipos de inconvenientes: qualidade e confiabilidade das informações. Mas isso já é outra história… fica pra uma atualização do assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *