LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 31 – Boatos sobre vírus

Já tratei em dicas anteriores sobre alguns cuidados sobre vírus. Desta vez é uma dica às avessas, ou seja, cuidado para não acreditar que um arquivo válido seja um vírus.

Como na internet tudo acontece muito rápido (não é o que acham os que usam linha discada…), a propagação de boatos também corre numa rapidez incrível. O mais interessante é que muitas vezes estes boatos somem e depois “ressuscitam”, com uma nova roupagem.

Um boato antigo (é de 2003) dizia que através do seu MSN os computadores de todos os seus contatos estariam infectados se no seu micro existisse o arquivo jdbgmgr.exe. O boato pedia para apagar este arquivo. Acontece que este arquivo realmente existe e deve ser mantido.

Agora, aproveitando da popularidade do Orkut, este mesmo boato voltou, usando como argumento que os contatos do Orkut estariam em risco. E, da mesma forma, pede para avisar a todos e apagar o arquivo.

Bom, pesquisando no site da Panda, encontrei a seguinte explicação (desculpe, está em espanhol, mas acredito que seja possível o entendimento):


Jdb no es un virus, sino un hoax o mensaje de correo engañoso que aconseja al usuario la eliminación inmediata del fichero JDBGMGR.EXE de Windows, haciendo creer que se trata de un virus.

Además, el mensaje apunta que el supuesto virus se está propagando a través de la Libreta de direcciones y del chat MSN Messenger.

Jdb intenta ganarse la confianza del usuario aportando datos que parecen verídicos. Su fin es generar alarma social y conseguir el reenvío masivo del mensaje por parte de los usuarios engañados.

Sin embargo, para evitar problemas, hay que hacer justo lo contrario de lo que se propone en el mensaje de correo:

No eliminar bajo ningún concepto el fichero JDBGMGR.EXE de Windows (hacerlo tendría consecuencias negativas para el ordenador).
No reenviar el mensaje de alerta, sino eliminarlo inmediatamente.


Assim, se você receber uma mensagem com um alerta parecido com isso, antes de executar a “ordem” e espalhar para toda sua lista de contatos, procure confirmar visitando sites de empresas que produzem programas anti-vírus para confirmar a informação.

Assim, além de não prejudicar o funcionamento de seu próprio micro, você ajuda a não criar pânico entre seus amigos.

O grande problema de tudo isso é, você vai acreditar na minha mensagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *