Warning: Use of undefined constant TEMPLATEPATH - assumed 'TEMPLATEPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158

Warning: Use of undefined constant STYLESHEETPATH - assumed 'STYLESHEETPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158
Dicas & Truques nº 36 – Coleção de páginas web – HTS Informática

Dicas & Truques nº 36 – Coleção de páginas web

Você, alguma vez na vida, já deve ter colecionado alguma coisa. Pode ter sido tampinha de garrafa, bolinha de gude, figurinha, maço de cigarro, selo, moeda, revista, carrinho, boneca, chaveiro, adesivo, pedra…

Não faz diferença o tipo de coleção. A graça dessa atividade é poder, de vez em quando, ir lá no fundo do armário, pegar a coleção e mostrar para algum amigo. Não importa se a coleção está completa, se ela está bem guardada e conservada ou simplesmente jogada no fundo de uma caixa de sapatos. O que importa é relembrar alguns fatos ou descobrir fatos novos que nem você ainda havia percebido, ao olhar novamente a coleção.

Na internet tiveram a mesma idéia, mas, claro, com um assunto pertinente ao mundo virtual: colecionar páginas web. Não páginas atuais, já que estas estão no ar e você pode visitá-las naturalmente, mas páginas antigas, versões que estiveram no ar e depois foram sendo atualizadas, remodeladas, recriadas ou até mesmo extintas. Assim, se você quiser saber como era o site do seu banco em 1998, talvez você a encontre. A página de abertura do seu jornal em 2000, idem. O site da sua empresa em 2003, veja lá também.

Como toda coleção, esta também não é (nem nunca será) completa, mas é interessante relembrar como eram os sites que você visitava a alguns anos atrás. Dá uma boa idéia da revolução que vem ocorrendo e nem sempre nos damos conta no dia-a-dia.

Bom, mas onde fica isso? O endereço da Internet Archive, entidade responsável pelo projeto, é http://www.archive.org. Pode parecer brincadeira, mas é uma atividade séria de uma entidade que procura oferecer um arquivo permanente para pesquisadores, historiadores e alunos. Ah, o site está em inglês.

Basta acessar este site, digitar um endereço na área do WayBackMachine e ver no resultado as datas disponíves para você se divertir recordando….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *