LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 35 – Janela dupla no Word

Você está preparando aquela proposta enorme (ou qualquer outro texto de muitas páginas), digitando tudo no Word. Utiliza a correção ortográfica e os demais recursos deste excelente programa. Aos poucos o documento está com muitas páginas. Aí, num determinado momento, você precisa reler algum item lá de cima. Você rola a tela, procura aquele ponto do texto onde está a informação que lhe faltava, lê o que interessa e volta para o final do texto.

Você continua escrevendo e, de repente, precisa olhar novamente aquela parte que estava lá em cima. Novamente você sai rolando o texto, procurando aquele pedaço específico, lê mais um pedaço e volta para o final.

Depois de algumas idas e vindas, sempre tendo dificuldades pra encontrar aquele pedaço de texto específico, a paciência já vai acabando. Você resolve imprimir tudo pra ficar mais fácil esta consulta e não ter que ficar “caçando” o ponto toda hora.

Bom, isso é uma solução, mas existe outra, bem prática e sem consumo de papel (pense nas árvores!). Basta você abrir uma janela dupla no documento que você está trabalhando. Numa delas fica o ponto onde você está digitando. Na outra, fica o texto que você está precisando consultar com frequência. Pronto. Numa mesma tela, sem precisar ficar trocando de programa, você tem as duas informações.

Como fazer isso? Basta arrastar um pequeno retângulo (veja imagem ao lado) logo acima da barra de rolagem. Ao arrastá-lo para baixo você vai abrindo 2 janelas. Você pode posicionar a divisão onde desejar. Cada uma das áreas pode ser trabalhada independente da outra, onde cada uma delas mostra uma parte do mesmo texto.

canto_word[1]

Quando não quiser mais esta divisão basta arrastar a linha divisória das janelas para cima e pronto, a aparência volta ao normal.

Você economiza papel, tempo e muita paciência….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *