Warning: Use of undefined constant TEMPLATEPATH - assumed 'TEMPLATEPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158

Warning: Use of undefined constant STYLESHEETPATH - assumed 'STYLESHEETPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158
Dicas & Truques nº 44 – Usando um serviço de DNS aberto – HTS Informática

Dicas & Truques nº 44 – Usando um serviço de DNS aberto

Algumas (ou muitas!) pessoas vem experimentando uma internet lenta, mesmo com planos de banda larga de ótima capacidade. Outros não conseguem acessar sites num momento e logo depois acessam normalmente. O acesso às mensagens também apresentam instabilidade. Para boa parte destas pessoas, o uso de um outro serviço de DNS pode ajudar em muito a resolver esta situação.

O que tem acontecido com frequência é uma sobrecarga nos serviços de DNS das empresas provedoras de acesso. Há casos recentes no Brasil de problemas sérios que afetaram muitas empresas e pessoas. Foram diagnosticados como pane ou ataque externo aos serviços de DNS das empresas prestadoras de acesso. Existe também um caso recente num destes serviços que levou muitas pessoas a acessarem um site clone de um banco num determinado dia.

Uma forma de superar estas dificuldades é usar um serviço chamado Open DNS (http://www.opendns.com). É um serviço gratuito que atende a requisições de DNS de qualquer rede ou computador isolado. Pode ser usado por qualquer um, bastando configurar sua conexão com as seguintes informações sobre DNS:
– servidor primário….: 208.67.222.222
– servidor secundário: 208.67.220.220

A vantagens são muitas:
– resolve endereços com extrema rapidez, acelerando suas comunicações via Internet;
– o serviço consiste numa rede inteira espalhada por todos os países;
– é um serviço gratuito e não precisa de nenhum registro ou cadastramento para funcionar;
– tem um trabalho integrado de lista anti-phishing, possibilitando uma navegação mais segura;
– é independe do tipo de conexão usada, podendo ser discada ou banda larga.

Mas qual a necessidade de um serviço de DNS? Quando você digita no navegador um nome de um site, este serviço traduz este nome para o endereço IP correspondente. Exemplo: você digita www.pratic.inf.br e o serviço de DNS indica que este site está no servidor de IP nº 189.14.100.45. Se o site mudar de servidor ou de provedor, o serviço de DNS passa a indicar outro IP atualizado.

No site do serviço há orientações de como configurar este serviço. Consulte a pessoa/empresa que lhe dá suporte técnico na rede interna e peça para ele configurar este serviço. Você vai perceber, no mínimo, um leve aumento de velocidade na localização dos sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *