LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 45 – Pesquisando melhor com o Google

Quantas vezes você já usou o serviço de busca do Google para localizar alguma informação? Provavelmente, como a maioria dos internautas, muitas e muitas vezes.

Mas também, em muitas destas pesquisas, você deve ter recebido uma lista de resultados com informações que não eram bem as que você procurava, deixando você perdido com tantos links não desejados.

Existem alguns truques que ajudam a melhorar a pesquisa para direcionar melhor para o que você deseja. Veja alguns deles:

1) Você quer saber sobre abacaxi doce. Se você digitar apenas as palavras abacaxi doce, com certeza o resultado vai trazer muitas receitas de doce de abacaxi, que não é o que você deseja. Então, neste caso, o segredo é digitar as palavras entre aspas, assim: “abacaxi doce”. Isso indica ao programa que você quer que a frase tenha estas palavras exatamente como você digitou. O resultado vai ser muito diferente.

2) Você tem interesse em pesquisar sobre programas de computador, mas quando você digita programa, vem na lista de resultado uma série de programas de tv. Você pode colocar um hífen e remover algo que não lhe interessa, por exemplo: programa -tv -série. O resultado vai suprimir o que se refere a estas palavras. Note que o – deve estar colado na palavra, sem espaço.

3) Digamos ainda que o resultado do caso acima ainda seja muito grande. Você está procurando informações sobre programas para a área financeira e os resultados são muito amplos. Então você pode pedir que sejam mostrados apenas os resultados com as palavras programa e financeiro na mesma frase. Para isso, você deve escrever programa * financeiro -tv -série.

4) Você quer procurar algo sobre tributos, mas deseja só informações oficiais, digamos que apenas de sites do governo. Você pode fazer uma pesquisa indicando que deseja resultados apenas de sites com terminação .gov.br (governo). Para isso, você deve digitar tributos site:gov.br. O resultado vai considerar somente estes sites para lhe apresentar o resultado.

Existem outros, mas esses são os mais interessantes. Você pode combinar as opções para compor uma pesquisa bem direcionada. Teste as formas e veja como isso facilita o seu trabalho. A não ser que você goste de sair pesquisando em todas as páginas quando você tem um resultado assim: “Resultados 1 – 10 de aproximadamente 1.336.000 para …”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *