LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 47 – Direitos autoriais sobre imagens

Está chegando o Natal e muitas pessoas já começam a enviar bonitas mensagens de felicitações para a época de festas. É comum uma pessoa, na hora de produzir sua mensagem eletrônica, de forma muito natural, pesquisar na internet uma foto ou ilustração que lhe agrada, inserir num texto próprio e enviar para seus amigos.

Esta simples ação, quase ingênua, pode estar infringindo direitos autoriais de fotógrafos ou ilustradores. Embora pouco respeitado, o direito autoral sobre uma imagem deve ser considerado, mesmo estando uma imagem “disponível” na internet.

Embora exista uma ideia de que tudo o que está na internet seja gratuito e livre, isto não é uma realidade legal. Cada imagem tem seu dono, que pode ou não ceder os direitos de uso para terceiros, de forma gratuita ou onerosa. Na dúvida, é melhor não arriscar. Usar uma imagem sem autorização pode acarretar um processo judicial contra quem utilizou.

Assim, quem quiser ilustrar com uma foto uma mensagem de felicitações, procure produzir sua própria imagem ou utilizar as que são declaradamente de uso livre. Um exemplo é o conteúdo do site www.photl.com/pt. Você pode conferir a possibilidade de usar as fotos gratuitamente no link http://www.photl.com/pt/copyright.html.

Estando no site, pesquise por palavras de seu interesse e veja as alternativas. No caso de interesse de uma imagem com o tema Natal, pesquisando por christmas, são relacionadas 481 imagens. É bem provável que você encontrará algo interessante para sua mensagem.

Claro que existem muitos outros temas e assuntos que podem ser pesquisados. Faça um teste e comprove. Além disso, um recurso de pesquisa muito interessante neste site é a por cor predominante. Para fazer isso, no mesmo espaço para digitar um assunto (normalmente em inglês), há uma pequena área para escolha da cor de interesse.

O uso destas imagens não se restringe a mensagens, podem ser utilizadas também para sites, anúncios e outras peças. Vale a pena conhecer o site. Boa escolha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *