LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 58 – Como programar o notebook para desligar automaticamente

O mundo da informática é realmente um mar de possibilidades, e quem se beneficia com isso somos nós, usuários. Hoje iremos trazer uma dica muito legal sobre o ramo da computação.

Iremos ensinar como desligar o notebook depois de um determinado tempo. Essa dica é muito útil àquelas pessoas que precisam deixar o notebook ligado por longos períodos para um determinado fim. Outro fator que pesa é o aspecto bateria, já que as fabricantes não disponibilizam dispositivos com boa durabilidade.

Apesar de aparentemente complexo, esse tutorial é muito simples, visto que é necessário apenas algumas configurações no Windows. Existe alguns softweres que também realizam essa função, no final do artigo iremos citar alguns desses.

Faça você mesmo

Para começarmos o tutorial, vá até o menu iniciar e no campo de busca digite o comando cmd, em seguida aparecerá um arquivo com o mesmo nome, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione executar como administrador.

Feito isso você será direcionado para uma tela preta, também conhecida como prompt de comando; essa tela é responsável por ordenar várias tarefas ao sistema operacional, baseado é claro na necessidade do usuário.

Agora iremos utilizar o código base shutdown -s -t XX. Esse comando serve como uma ordem de desligamento programado, o que será preciso fazer agora é substituir XX pelo tempo em segundos que você deseja desligar o dispositivo.

Por exemplo, se você pretende desligar o seu notebook daqui a 1h30, então 1h30 é equivalente a 90 minutos, assim 90 minutos*60=5400 segundos; no caso o nosso código fica dessa maneira: shutdown -s -t 5400.

Depois de ter digitado o código no cmd, basta você dar um enter. Observe que na parte inferior à esquerda irá aparecer uma mensagem confirmando que o seu notebook será desligado a exatas 1h30.

Caso deseje desfazer essa programação, basta você digitar o comando cls, depois digite shutdown -a. Feito isso, o seu computador não irá mais desligar automaticamente, porém não irá aparecer nenhuma mensagem informando como no caso anterior.

Existem alguns softweres que também realizam essa tarefa, como exemplo podemos citar o OffPow e o Auto ShutDown. Segue os links para baixar os programas caso deseje testá-los.

Dica enviada por: O Notebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *