A internet é um mundo! Milhares de informações novas aparecem a cada momento, falando sobre tudo. Mas o que falaram de mim? Como saber?
Este tipo de curiosidade é muito comum, principalmente no ambiente empresarial ou artístico. Quantas empresas não tem uma estrutura interna para montar um clipping de notícias? Quantos artistas não contratam empresas especializadas para identificar e registrar tudo o que saiu sobre eles mesmos?
Vaidade? Curiosidade? Não, é sobrevivência!
Uma empresa precisa saber o que se passa na sua comunidade e o que isso se relaciona com ela. Ter um clipping de notícias que documente tudo o que foi falado/escrito sobre ela é um fator importante para redirecionar suas ações.
Procurar isso manualmente no ambiente da internet é um trabalho insano. Não há como ser feito. Mas o Google, que já processa e indexa informações sobre tudo o que aparece na rede, tem um serviço que pode ajudar muito nesta tarefa. Trata-se dos “Alertas do Google”. É um serviço gratuito que permite que você registre palavras ou endereços de sites. Se identificados pelo Google durante suas visitações automáticas em sites, este lhe avisa por e-mail onde estas palavras foram encontradas.
Assim, você pode colocar o endereço de seu site (www.algumacoisa.com.br), seu nome ou a sua marca e pedir a este sistema que lhe avise sempre que ele encontrar algum site falando disso. O sistema lhe avisa, automaticamente, sempre que uma ocorrência nova for encontrada.
Você pode usar este mesmo recurso para acompanhar um concorrente (o próprio Google menciona isso), um artista preferido, um atleta… Tudo o que anda pela internet pode ser acompanhado com esta ferramenta, basta escolher e pedir para ser avisado.
Se você deseja experimentar, vá até o endereço www.google.com.br/alerts e inicie sua lista de alertas. No mínimo você mata sua curiosidade.