Warning: Use of undefined constant TEMPLATEPATH - assumed 'TEMPLATEPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158

Warning: Use of undefined constant STYLESHEETPATH - assumed 'STYLESHEETPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158
Visualizando dados públicos com o Orange3 – HTS Informática

Visualizando dados públicos com o Orange3

Há muitos e muitos arquivos de informações públicos e de acesso livre. São arquivos estatísticos, de organização, temporais e outros. Pegando um caso atual, por exemplo, é possível se ter uma lista completa de casos do COVID-19 em cada cidade do Brasil (veja aqui).

É possível ver ou baixar o arquivo e usá-lo como se desejar. Mas e se quisermos trabalhar com estas informações e apresentar estas informações em um mapa? Podemos usar uma excelente ferramenta visual de visualização de dados (Orange) para isso junto com outro banco de dados livre, que são as localizações geográficas das cidades do Brasil, disponibilizada pelo IBGE.

Usando os widgets (componentes) do programa, é possível buscar os arquivos, escolher as linhas e colunas de acordo com o interesse do trabalho e gerar um mapa com as informações indicadas.

No Orange3 tudo é feito através dos widgets, cada um com sua função. São centenas de componentes do próprio programa e muitos outros através de bibliotecas externas, que podem ser importadas para uso específico.

Veja na figura abaixo a indicação dos arquivos a serem utilizados (os 2 ícones da esquerda), o processamento (ícones da parte central) e a geração do mapa (ícone verde da direita).

Estrutura de uso de arquivos e tratamento com o Orange3 para geração de mapa de quantidade de mortos pelo COVID-19 no Brasil.

Com esta sequência de ações dentro do ambiente do Orange3, as informações brutas se transformam em um mapa com a indicação da quantidade de mortes por COVID-19 por cidade do Brasil.

Mapa do Brasil gerado a partir do Orange3 com a indicação de quantidade de mortos pelo COVID-19, atualizado até 13/04/2020.

A execução deste exercício de exploração de dados e visualização foi realizado com base na aula do Prof. Sandeco no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *