Algumas (ou muitas!) pessoas vem experimentando uma internet lenta, mesmo com planos de banda larga de ótima capacidade. Outros não conseguem acessar sites num momento e logo depois acessam normalmente. O acesso às mensagens também apresentam instabilidade. Para boa parte destas pessoas, o uso de um outro serviço de DNS pode ajudar em muito a resolver esta situação.
O que tem acontecido com frequência é uma sobrecarga nos serviços de DNS das empresas provedoras de acesso. Há casos recentes no Brasil de problemas sérios que afetaram muitas empresas e pessoas. Foram diagnosticados como pane ou ataque externo aos serviços de DNS das empresas prestadoras de acesso. Existe também um caso recente num destes serviços que levou muitas pessoas a acessarem um site clone de um banco num determinado dia.
Uma forma de superar estas dificuldades é usar um serviço chamado Open DNS (http://www.opendns.com). É um serviço gratuito que atende a requisições de DNS de qualquer rede ou computador isolado. Pode ser usado por qualquer um, bastando configurar sua conexão com as seguintes informações sobre DNS:
– servidor primário….: 208.67.222.222
– servidor secundário: 208.67.220.220
A vantagens são muitas:
– resolve endereços com extrema rapidez, acelerando suas comunicações via Internet;
– o serviço consiste numa rede inteira espalhada por todos os países;
– é um serviço gratuito e não precisa de nenhum registro ou cadastramento para funcionar;
– tem um trabalho integrado de lista anti-phishing, possibilitando uma navegação mais segura;
– é independe do tipo de conexão usada, podendo ser discada ou banda larga.
Mas qual a necessidade de um serviço de DNS? Quando você digita no navegador um nome de um site, este serviço traduz este nome para o endereço IP correspondente. Exemplo: você digita www.pratic.inf.br e o serviço de DNS indica que este site está no servidor de IP nº 189.14.100.45. Se o site mudar de servidor ou de provedor, o serviço de DNS passa a indicar outro IP atualizado.
No site do serviço há orientações de como configurar este serviço. Consulte a pessoa/empresa que lhe dá suporte técnico na rede interna e peça para ele configurar este serviço. Você vai perceber, no mínimo, um leve aumento de velocidade na localização dos sites.