Quantas vezes você já usou o serviço de busca do Google para localizar alguma informação? Agora existe um concorrente de peso nesta disputa por suas pesquisas: o BING, da Microsoft. Embora tenha iniciado em maio/2009 de forma tímida, com pouc os resultados, hoje ele é um concorrente à altura do Google.
Segundo pesquisa da Microsoft, “66% das pessoas estão utilizando as pesquisas de internet com mais frequência para tomar decisões mais complexas”, ou seja, há uma demanda por resultados mais adequados ao que procuramos. Quem faz uma pesquisa num serviço de busca gostaria de obter um resultado muito afinado com sua necessidade para a tomada de alguma decisão. Esta decisão pode ser uma compra, uma viagem, uma contratação de serviço, etc.
Dentro desta concepção, a Microsoft informa que desenvolvou o Bing (www.bing.com ou www.bing.com.br) com o objetivo de oferecer resultados relevantes, mesmo que em menor quantidade. Também levou em consideração exibir um resultado mais organizado e, finalmente, oferecer informações capazes de levar a decisões mais rápidas e precisas.
Ainda de acordo com a Microsoft, o sistema inclui um novo recurso, o Sentiment Extraction, que tenta reconhecer a intenção da pessoa que faz a busca. Isto procura levar a quem pesquisa um resultado mais alinhado com sua necessidade.
Numa comparação de busca com as mesmas palavras entre o Google e o Bing, notamos algumas diferenças de resultado interessantes. A que mais nos agradou foi ao pesquisar a palavra PRATIC no Bing nosso site veio em primeiro lugar!
Uma característica interessante mas que ainda não está presente na versão brasileira (www.bing.com.br) é o resumo do site antes do clique. Ao posicionar o mouse sobre a linha do resultado é aberta uma pequena janela com este resumo. Assim, avaliando o resumo, rapidamente você escolhe onde clicar, indo apenas para os sites que aparentam ser mais relevantes para sua necessidade. Este e outros recursos que já estão disponíveis para consultas na língua inglesa devem chegar logo para nós.
Vale a pena efetuar pesquisas nos dois serviços quando você precisar decidir sobre algo importante. Os resultados e as opções apresentadas podem ampliar sua avaliação para a decisão. Boa escolha!