(antes de ler esta dica, leia a de nº 56 para melhor entendimento)
Você digitou o endereço de seu site/loja no campo de pesquisa e conseguiu se encontrar no Google, fica contente por acreditar que muitos irão lhe encontrar também e os negócios irão decolar. Aí você digita uma palavra importante para seu negócio para ver como o Google vai mostrar o seu site para quem procura o que você oferece e… nada de aparecer seu site. Frustrante, não?
Você acha que algo com seu site/loja está errado, pois deveria aparecer. Mas não é bem assim. Vamos aos detalhes.
Vamos usar como exemplo um caso recente de um cliente nosso. Foi feita a inclusão da miniatura em nosso site com o link para o site do cliente. Em poucos dias o Google já sabia da existência do novo site. Ao se digitar “gospel produtora” já temos este resultado:
Foi pesquisado pelo nome do domínio. O Google já o conhece e mostrou em primeiro lugar.
Mas vamos procurar agora por 2 palavras importantes para o site, que são “marketing auditivo”. Veja o resultado:
Aqui o site não apareceu. E há um bom conjunto de motivos para isso. O primeiro é pelo número de resultados possível. Se você olhar novamente a imagem acima vai ver que existem aproximadamente 2.280.000 informações (páginas, sites, documentos) que atendem ao que foi pesquisado. Por que seu site seria mostrado na primeira página? O motivo é simples, seu site ainda não tem relevância suficiente para ser mostrado a quem pesquisa. Há sites mais antigos e mais relevantes para serem mostrados antes do seu.
Quer dizer que nunca seu site vai estar na primeira página? Depende. Há muitas ações que podem ser feitas para isso. Estas ações são conhecidas como SEO (Search Engine Optimization). Dá trabalho, leva tempo, mas é possível melhorar seu posicionamento dentro do resultado de busca.