LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 55 – Onde você estava em 1958?

Para muitos, a resposta para esta pergunta só num plano espiritual, pois é de uma época anterior ao seu próprio nascimento. É o meu caso (ufa, passei raspando…). Para outros deve remeter a um passado distante, mas não por isso esquecido por completo, mas com certeza envolto em lembranças e recordações nebulosas, sem muita precisão.

Pensando hoje, num tempo de alta tecnologia, tudo pesquisável pela internet e com facilidade de se encontrar informações e fotos de praticamente qualquer lugar do mundo, é difícil imaginar como era algum local em 1958.

Vamos só voltar um pouco no tempo. Em 1958 não havia internet, nem celular, nem satélite artificial girando em torno da Terra. A própria TV (branco e preto) era uma novidade no Brasil (veja em http://www.tudosobretv.com.br/histortv/tv50.htm). O rádio já era “adulto”, relativamente bem conhecido e tinha um alcance limitado. Para sintonizar rádios de regiões distantes ou de outros países era necessário estar numa região privilegiada e com um bom equipamento, em determinados horários, buscando as transmissões em ondas curtas (só no nome, não na distância percorrida ajudadas pela ionosfera).

Fotografia (analógica, claro) era ainda algo caro, para poucos. A maior parte das fotos da época eram tiradas em estúdio pois era um processo artesanal e que exigia conhecimento e técnica especial. E quase sempre em preto e branco. Foto colorida era um luxo!

Avião também era algo relativamente novo, mesmo tendo sido inventando no final do século 19 e ter sido utilizado em guerras do século 20.

Assim, sem satélite, sem fotografia digital, sem GPS, sem aviões de longo percurso, sem internet, como imaginar que seria possível ter uma vista aérea de algum local daquela época? E ainda mais, preservada em boas condições até hoje. Mas isso existe (pelo menos para algumas regiões do Brasil): está no Geoportal.

Um site interessante para voltar ao passado e dar uma “olhadinha por cima” em como era sua região: confira em http://www.geoportal.com.br/.

Claro que a imagem de 1958 tem abrangência limitada (disponível apenas para algumas regiões do Brasil), a capacidade de ampliação é reduzida comparada a de 2008, é em preto e branco, mas é possível avaliar algumas transformações interessantes. Como exemplo, veja na imagem abaixo uma comparação fotográfica aérea do local de nosso escritório em São Caetano do Sul/SP nos anos de 1958 e 2008.

fotos-1958-e-2008[1]

Interessante, não? Quer tentar no seu endereço atual? Onde você nasceu? A região de seus pais? Há muitos locais que você pode tentar. Que tal fazer esta viagem pelo passado?

Com certeza muitas regiões não terão esta “janela para o passado” disponível, mas vale um passeio virtual atento, nem que seja apenas de pontos turísticos como Praça da Sé (São Paulo/SP), por exemplo.

Feliz ano velho! Feliz 1958.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *