Warning: Use of undefined constant TEMPLATEPATH - assumed 'TEMPLATEPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158

Warning: Use of undefined constant STYLESHEETPATH - assumed 'STYLESHEETPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158
Dicas & Truques nº 52 – Devo jogar Pokémon GO? – HTS Informática

Dicas & Truques nº 52 – Devo jogar Pokémon GO?

O jogo Pokémon Go está provocando reações interessantes na população ao redor do mundo. É um jogo que envolve nomes estranhos e sem sentido para muitos (Pokédex, Bulbasaur, Pidgeotto, Clefairy, Pidgey, Pinsir, Pokéstop, Golbat, Zubat, Oddish, Tentacool, etc.). A lógica do jogo é bem simples: capturar monstros que estão escondidos em nosso mundo real.

O grande charme deste jogo é o uso da realidade aumentada: você pode ver mais coisas do que vê normalmente usando o seu aparelho celular como uma “lente especial”. Em determinadas partes do jogo, o programa mescla o ambiente real com imagens virtuais geradas de acordo com as características do jogo. Assim, você “vê” coisas que não existem no mundo real, como mostrado na imagem abaixo.

pokemon

Qual a graça de jogar este jogo? Bom, depende de sua idade e de seu histórico de interesses. Quem é jovem, gosta de desenhos ou animes japoneses já tem um perfil positivo para gostar do jogo. Quem é viciado em celulares, também. Já quem tem mais idade ou outras preferências, pode achar o jogo chato ou sem muito sentido.

Então, a questão é “Devo jogar Pokémon GO?“. A resposta é sim! E o motivo é muito simples: conhecer e começar a se familiarizar com a realidade aumentada. Não precisa ser um excelente jogador, tentar ganhar muitos pontos ou caçar muitos monstros. O que é bom para cada um de nós é entrar neste novo mundo da realidade aumentada.

Este jogo, pela sua dinâmica e características, é um excelente exercício para:

  • Andar: sim, você precisa andar para realizar as ações. Então, antes de mais nada, é um excelente motivador para as pessoas andarem.
  • Entender mapas: por representar fielmente as ruas e construções da localidade, é um interessante meio de entender mapas, direções e localização.
  • Se acostumar com a realidade aumentada: você terá que aprender a ver coisas que não existem no mundo real e interagir com estas coisas através do seu aparelho celular.

Mas para que entrar neste mundo da realidade aumentada? Por uma razão muito simples: novos recursos, para os mais variados segmentos de diversão, trabalho, lazer ou estudo, estarão usando estes recursos. Estamos no limiar de uma nova onda da tecnologia. Este jogo representa o início da transição, com custos baixos e acessíveis a grande parte da população, o que antes era só possível com equipamentos caros e em ambientes específicos.

A popularização da realidade aumentada está apenas começando! Você vai querer perder esta chance? Então, aproveite para aprender e divirta-se: jogue o Pokémon Go!

Mas cuidado por onde você anda. Infelizmente, no Brasil, andar pelas ruas com o celular à mostra é um desafio adicional que temos que considerar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *