LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 38 – Popularidade de seu site

Para quem é curioso, existe uma ferramenta da Google que permite descobrir qual a “popularidade” de um site. Se você tiver um, vale conhecer como ele está classificado.

Esta ferramenta é o Page Rank Checker (www.prchecker.info). Uma ferramenta de uso gratuito que permite avaliar instantaneamente qual a “popularidade” de um site. Basta digitar o endereço do site a pesquisar em http://www.prchecker.info/check_page_rank.php e obter a qualificação na hora. A resposta recebida varia de 0 (zero) a 10 pontos. Quanto maior este número, maior é a “popularidade” do site.

Mas como isso é medido? Basicamente é um índice que reflete a quantidade de sites que falam de seu site (links direcionados ao seu site). Além da quantidade, outro fator de grande peso neste cálculo é a qualidade do site que faz o link. O algorítmo utilizado pelo Google é o segredo do sucesso deste serviço de buscas.

Assim, sites que tenham mais links apontando para ele, vindos de sites igualmente bem qualificados, tem um page rank maior e aparecerão primeiro num resultado de pesquisa.

Como curiosidade, seguem alguns resultados (nesta data):
www.google.com 10/10 (este é o único 10 que eu achei até hoje)
www.cnn.com 9/10
www.uol.com.br 7/10
www.terra.com.br 7/10
www.bradesco.com.br 6/10 (nem o lucro financeiro recorde ganha mais pontos…)
www.itau.com.br 6/10 (idem…)
www.presidencia.gov.br 6/10
www.veja.com.br 5/10
www.hts-net.com.br 4/10 (este é o nosso site!!)
www.brastemp.com.br 4/10

Não é fácil subir nesta escala. Alguns “espertos” já fizeram sites apenas com links, apenas links. Foram logo descobertos e os sites integrantes deste esquema foram rebaixados. Outras técnicas de burlar já foram inventadas. Uma grande empresa automobilística internacional foi punida, tempos atrás, com 30 dias de suspensão no Google. Ou seja, o site desta empresa não foi mostrado nas listas de resultado por este período por ter usado um processo fraudulento de elevação deste ranking.

Assim, para quem quer aumentar sua “popularidade”, nada melhor do que fazer parcerias sérias e consistentes, trocando links com sites de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *