Quando você pega um novo pacote de papel A4, novinho, e coloca na impressora, você nem se preocupa com o lado que deve ser impresso, não é?
Ôpa, como é? Lado do papel? Que história é essa? Só pode ser brincadeira…
Pode parecer estranho, mas não é não. Dependendo de como você vai usar o papel após a impressão, o primeiro lado que foi impresso pode fazer diferença sim. Se você olhar nas embalagens, praticamente todas indicam com uma seta qual lado deve ser impresso primeiro.
Mas por quê isso? O papel tem uma curvatura natural de fábrica num dos lados. É este lado que a embalagem indica pela seta que deve ser impresso primeiro. Quando você usa apenas um lado da folha, seu trabalho está garantido, mesmo que o papel seja utilizado do lado não indicado pela seta.
Agora, quando você vai imprimir nos dois lados da folha, o uso do lado certo para a primeira impressão é altamente recomendado. Não fazendo desta forma, o papel poderá sofrer uma curvatura ao contrário, gerando problemas de desempenho em máquina, como atolamento, por exemplo.
Em tempos de economia e ecologia, usar os 2 lados da folha é muito interessante, quer seja pelo menor gasto financeiro (seu bolso), quer seja pelo menor gasto de produtos naturais (nossa natureza).
Agora, um terceiro lado da questão (não do papel): depois de usado, procure separar o papel para reciclagem. Esta ação ajuda a todos nós e a Natureza agradece.