Warning: Use of undefined constant TEMPLATEPATH - assumed 'TEMPLATEPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158

Warning: Use of undefined constant STYLESHEETPATH - assumed 'STYLESHEETPATH' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/site/www/wp-includes/theme.php on line 158
Dicas & Truques nº 49 – Pesquisa instantânea (ou deduzindo sua intenção) – HTS Informática

Dicas & Truques nº 49 – Pesquisa instantânea (ou deduzindo sua intenção)

Usar o Google, o Bing ou outro serviço de busca é hoje algo muito comum. Num passado não muito distante isso era algo muito trabalhoso, pois os serviços de busca eram como listas telefônicas ou classificados. Você precisava saber em que categoria procurar para localizar alguma coisa.

Hoje, os novos serviços são muito sofisticados. Com base nas palavras ou frase que você digitou, eles listam uma infinidade de resultados para você avaliar se interessam. Até aqui, nenhuma novidade.

De tão familiar que isso se tornou, muitas pessoas vão no site de busca e digitam o endereço do site para, em seguida, clicar na lista de resultados para ir até o site, que já tinha o endereço conhecido…

Mas agora existe algo novo: uma pesquisa instantânea. Na medida que você vai digitando, os resultados vão aparecendo.

Você deve estar confuso, pensando: mas já é assim, não? Eu respondo: não!

Até agora você ia digitando e via uma lista de palavras ou frases sugerindo uma pesquisa, lista esta resultado de muitas outras pesquisas já realizadas pelo mundo todo. Aí você podia escolher uma das linhas e dar o Enter para que o resultado fosse mostrado. Certo?

Mas o que está sendo lançado agora pelo Google é diferente. Chama-se Google Instant. Você começa a digitar e OS RESULTADOS já começam a aparecer na página. Não são as frases para você escolher uma delas, mas os resultados, com os links para os sites, as imagens e tudo o mais. Nem o Enter você precisa apertar para ver os resultados.

E qual a vantagem? Como você vai vendo os resultados, você pode parar de digitar assim que apareceu algum resultado interessante e já lhe satisfaça ou vai continuando a digitar, refinando o resultado. É como se o sistema de busca estivesse deduzindo sua necessidade e vai lhe adiantando o resultado. É uma busca mais rápida e mais direta. Desejando ver um vídeo de apresentação, clique aqui (vídeo em inglês).

Ainda não está no site do Google em português (previsto para breve), mas você já pode conhecer como será no site em inglês (sem o .br). Aproveite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *