LiveZilla Live Help

Dicas & Truques nº 52 – Quanto gasto para anunciar no Google?

Quem está acostumado a contratar anúncios para a mídia impressa, rádio ou televisão sabe que os valores de anúncio dependem quase que exclusivamente da tiragem do jornal/revista, da audiência dos ouvintes do rádio ou ainda da quantidade de telespectadores de TV. Quanto maior o público estimado, maior o valor da publicidade. Então, ao imaginar seu anúncio veiculado através do Google (links patrocinados), acessado pelo mundo todo através da internet, já pensa em valores muito alto de publicidade. Acredita que as cifras envolvidas serão assustadoras.

A grande inovação do Google e que lhe garante uma fortuna em publicidade on-line foi justamente o contrário: tornar a publicidade on-line muito adequada a pequenos anunciantes. São milhões de pequenas campanhas publicitárias de pequena verba que estão, “magicamente”, na tela de quem está procurando justamente aquilo. Veja o exemplo abaixo:

Detalhe anúncio Google

No exemplo, os primeiros resultados do lado esquerdo e todos os do lado direito são anunciantes, que pagam para aparecer nesta página. Mas a grande pergunta é: quanto pagam? É caro?

A resposta para esta pergunta, de uma forma bem simplista, é: pagam o quanto desejam.

Imagine que alguém possa gastar R$ 30,00 por mês em publicidade. Na mídia tradicional esta pessoa ficaria sem ter onde anunciar, pois é uma verba pequena. Já no Google, ele pode anunciar e limitar seu gasto neste valor. Na prática o seu anúncio ficará sendo mostrado até receber clicks que totalizem R$ 1,00 no dia. Neste momento ele para de ser anunciado naquele dia e volta no dia seguinte.

Pode parecer estranho, mas você não paga para aparecer no Google! Você paga apenas quando alguém clica em seu anúncio, pois ele ficou interessado no que você oferece. Então, a medição que vai dizer quanto você vai pagar não é mais pela divulgação/audiência/tiragem, mas sim pelo interesse dos que visualizam seu anúncio.

E qual o valor que o Google vai cobrar por cada clique? Bom, aí vai depender basicamente da quantidade de anunciantes que concorrem com seu anúncio. Se são muitos, o valor aumenta. Se são poucos, o valor é baixinho…

Com esta política de cobrança por clique, o serviço do Google (AdWords) tem atraído como cliente empresas de todos os tamanhos: pequenas, médias ou grandes. Vale a pena conhecer. Se precisar de apoio, temos um serviço para lhe ajudar neste processo.

Boa divulgação e vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *